Emoção e fé: Montessori encena Paixão de Cristo por ruas da Gruta de Lourdes

10/04/2024 às 12h16

Com em todos os anos, o Colégio Maria Montessori realizou a encenação da Paixão de Cristo. Em 2024, a história de Jesus Cristo foi contada em uma via sacra, que percorreu os corredores da escola e ruas do bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. O espetáculo, com tema "A Paixão de Cristo – Pela Dor da Mãe Amada", foi marcado por emoção e celebração da fé. 

A história de Jesus Cristo foi encenada por um elenco formado apenas por alunos, com direção do professor David Gomes e produção do professor Daniel Maxwell. 

Paulo Henrique, pai do aluno Antônio Henrique, que interpretou Jesus Cristo, destacou o envolvimentos dos alunos e o misto de emoções que sentiu ao assistir a via sacra.

"Eu achei perfeita essa iniciativa, até mesmo para a gente tirar um pouco essa conotação de coelhino da Páscoa e trazer o verdadeiro sentido, que é realmente o sacrifício de Jesus por nós. Diante do processo, eu via a emoção das pessoas, como as pessoas choravam. Eu, por exemplo, sou um cara muito seguro para isso, mas chorei bastante. A irmãzinha do Antônio, hoje com sete anos, querendo correr para tentar salvar o irmão. A gente dizia: 'tenha calma, minha filha, é só uma encenação'", lembrou ele, que também é ex-aluno do Montessori. 

Para Paulo, a via sacra gerou diversas reflexões e foi importante para manter a ligação dos estudantes com a fé. 

"Me veio uma série de indagações. O momento que Ele [Jesus] aparece para todos [cena da ressureição]. Fico até arrepiado. É parabenizar o Colégio Maria Montessori pela iniciativa e os professores envolvidos. O Daniel, como sempre, trazendo para nós essa forma relegiosa, que é tão importante para os jovens", disse. 

Responsável pela direção, o professor David Gomes contou que o texto dramático sintetizou episódios das sagradas escrituras e propôs um contato direto entre Maria, Jesus e a plateia, convidando o público a refletir sobre a importância de Nossa Senhora dentro da via crucis.

"Considero que o espetáculo promoveu uma nova visão na comunidade escolar. Iniciando dentro do nosso miniginásio, perpassando toda a escola, saído a rua indo até o ápice crucial e final no estacionamento. A proposta era que nossa comunidade escolar formada por mães e pais, familiares e estudantes pudessem acompanhar e vivenciar, por meio de atos itinerantes, as dores do Nosso Senhor pelos nossos pecados", explicou David. 

Além da realização das cenas em todas as estações da via sacra, o professor notou a reação de quem assistia. "[Eu] pude, em breves momentos, observar o espetáculo que nossos estudantes estavam protagonizando. Na rua, pessoas assistiam à nossa peregrinação até dos prédios. Os carros paravam e até entregadores de fast-food interromperam por alguns minutos suas atividades laborais para assistir e se benzer ao presenciar nossa apresentação. Tudo foi surpreendente, admirável e profundamente religioso."

David afirmou que se sentiu agraciado por ter cumprido o chamado da escola e de Deus, assim como foi, de acordo com ele, recompensador ouvir os agradecimentos por parte dos alunos. 

"A comunidade nos parabenizando pelo processo. Tudo muito bonito. E agora, tentando sintetizar a pergunta em meio a ação nostálgica de relembrar: me senti divinamente abençoado por ser capaz de (re)transmitir, por meio do meu ofício de professor de Teatro, essa grande prova de amor de Deus para nós", finalizou.

Siga-nos

Facebook Instagram Twitter