Método de ensino

COMO ENSINAMOS…

Nosso método de ensino

Ensino Médio 

A Proposta Curricular do Montessori considera em seus princípios a Formação Acadêmica e a Inclusão de aspectos mais amplos da formação humana, a partir de Temas Socioculturais e Socioemocionais que transcendem o âmbito das disciplinas e correspondem aos Temas Transversais propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC, mais recentemente, representados na forma da ética, diversidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. 

As Diretrizes Curriculares do Ensino Médio (DCNEM) propõem que o estudante de Ensino Médio tem de se inserir no mundo formal dos conhecimentos — culturalmente produzidos e sistematizados pelas ciências, difundidos e aplicados socialmente — para que possa participar de maneira inclusiva na sociedade, preparando-se para o trabalho e a cidadania, de modo que possa continuar aprendendo e possa ser capaz de se adaptar a novas condições, além de promover seu aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico, relacionando a teoria com a prática. 

Tendo em vista uma melhor compreensão da realidade e dos conteúdos culturais, o currículo precisa integrar-se e articular-se às áreas de conhecimento, não somente às disciplinas, com base no ensino articulado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura, caminho possível para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas. 

Vemos, portanto, que o projeto curricular não pode perder a dimensão de totalidade, fragmentando-se e se compartimentalizando em disciplinas e áreas disciplinares, que isoladas e desprendidas da realidade concreta, não permitem que o processo de ensino e aprendizagem se efetivem. 

Atendimento