Método de ensino

COMO ENSINAMOS…

Nosso método de ensino

Ensino Fundamental I 

A linha-mestra da proposta pedagógica do Colégio Maria Montessori visa à formação integral do aluno, procurando favorecer-lhe o contato direto com a realidade do mundo contemporâneo.

A contemporaneidade, no entanto, não dispensa os valores humanísticos de cidadania, de sensibilização e, sobretudo, do conhecimento, que, no seu entender, são fundamentais na formação do indivíduo.

Além das disciplinas do núcleo comum, são integrantes do nosso currículo:

Informática Educativa, que trabalha de forma interdisciplinar.

Duas aulas de inglês na semana.

Música

Teatro

Xadrez

Robótica

Projeto de leitura semanal na biblioteca.

Esporte diversificado: futsal, GR, balé, natação, judô, vôlei, basquete, dentre outros…

O Colégio Maria Montessori adota a metodologia Montessoriana a qual se constitui não só num complexo pedagógico, mas numa filosofia de vida, baseando-se num sistema de valores essenciais à formação do homem.

É provado que ao utilizar-se o método Montessori é mais fácil aprender, uma vez que são utilizados todos os sentidos nessa aprendizagem. A partir daí, inserimos em nossa didática de trabalho o desenvolvimento do saber, utilizando materiais concretos, ampliando o aprendizado.

Dispomos de uma educação individualizada, em que a criança é acolhida, recebendo os estímulos adequados à sua etapa do desenvolvimento.

A criança é respeitada nas suas capacidades, podendo ter oportunidades de construir relações produtivas com o meio e com os outros, fortalecendo a sua autoestima e a construção de sua identidade. Afinal, cada criança é um ser especial, com características únicas e, embora irmanada com todas as crianças de sua faixa etária, cada uma floresce do seu jeito particular.

Dentro desse sistema de ensino, visamos à formação do indivíduo como um todo: corpo, emoção, mente, intelecto e espírito, tornando a criança, no futuro, um agente de mudanças, um adulto consciente, independente, participativo, integrado, amante da natureza e responsável pela sociedade.

“… é preciso educar as crianças para a paz, para podermos transformar o mundo.” – Maria Montessori

 

 

 

Atendimento