
22/04/2025 às 13h52
O Colégio Maria Montessori promoveu mais uma edição da tradicional encenação da Paixão de Cristo, na quarta-feira (16), reunindo alunos, educadores, familiares e a comunidade da Gruta de Lourdes em uma noite marcada por fé, emoção e espiritualidade.
O evento teve início no miniginásio da escola e, em seguida, o cortejo partiu para as ruas do bairro. A apresentação foi protagonizada por estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que deram vida aos momentos mais marcantes da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A atividade, já consolidada no calendário escolar, tem como proposta muito mais do que a representação teatral: trata-se de uma vivência formativa e comunitária, como afirmou o professor de música Daniel Maxwell, um dos organizadores da encenação.
“A encenação da Paixão de Cristo em nossa escola é uma iniciativa que vai além de uma simples apresentação teatral. Trata-se de uma atividade profundamente formativa, que visa fortalecer a vivência da fé, promover valores cristãos e proporcionar uma experiência significativa de espiritualidade para todos os envolvidos”, explicou.
Neste ano, a encenação teve como tema “Uma história de amor por você”, reforçando a mensagem central da Páscoa cristã. “Essa atividade torna-se ainda mais rica por ser vivenciada por crianças e jovens em fase de formação humana e espiritual, incentivando o protagonismo, o respeito e a sensibilidade diante do sofrimento do outro”, finalizou ele.
Entre os estudantes que participaram da encenação, o sentimento era de profunda conexão com a história que representa a base da fé cristã. Antônio Henrique, aluno do 2º ano do Ensino Médio, é um deles e viveu Jesus pelo segundo ano consecutivo.
“Esse momento é extremamente importante para vermos o sacrifício que o Filho de Deus sofreu para salvar a gente dos nossos pecados. É extremamente especial para mim interpretar Jesus mais um ano, mais uma vez representando essa história tão linda, essa história de amor que é tão forte para todos nós", contou o jovem.
A emoção também tomou conta das famílias. Helena Barreto, mãe dos alunos Pedro Maia — que atuou na peça — e Natália Maia, falou sobre a importância espiritual da encenação. “Com essa apresentação da Via Sacra, nós vemos o verdadeiro significado da Páscoa. O verdadeiro centro dessa festa é Jesus. Todo o sacrifício que Ele fez por nós para nos redimir e nos conduzir à santidade. Foi emocionante.”
Ainda segundo Helena, a atuação dos alunos encantou o público. “Essa integração da família com a escola fez com que nos emocionássemos. Eles deram um show à parte, se entregaram mesmo sem serem atores profissionais. Fizeram com que a gente sentisse a emoção vivenciada durante a Páscoa", lembrou ela.
O evento também contou com a participação dos pais no elenco. Paulo Henrique, que interpretou um dos soldados de Herodes, não escondeu sua alegria. “É um prazer fora do comum estar aqui, interpretando um dos soldados. Foi uma emoção sensacional. Parabéns ao Colégio Maria Montessori pela iniciativa. Acho muito importante manter essa história de Jesus viva dentro de nós.”