11/11/2024 às 08h49
Em busca de aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos e reforçar a importância do aprendizado da língua inglesa, o Colégio Maria Montessori realizou o Oxford Placement Test - um teste de proficiência em inglês - para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I. A avaliação aconteceu no dia 10 de outubro.
O teste também tem como objetivo avaliar o nível atual de conhecimento e as competências dos estudantes na língua inglesa.
O exame foi desenvolvido pela Oxford University Press, com o propósito de avaliar a compreensão de significados, o vocabulário e a gramática, e, assim, ser utilizado como uma ferramenta no segmento de ensino da língua inglesa, utilizando como base o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages).
O CEFR (Common European Framework of Reference) é um padrão internacional criado na Europa em 2001, que oferece uma estrutura consistente para categorizar o desenvolvimento dos alunos e identificar as habilidades linguísticas de um falante não-nativo em determinado idioma.
O Oxford Placement Test usa uma inteligência adaptativa e adequada às questões de acordo com os acertos e erros dos alunos, o que significa que a dificuldade das perguntas são baseadas nas respostas dos estudantes. Dividido entre Listening e Use of English, totalizando em 30 questões, o teste foi aplicado com o direcionamento aos alunos das turmas do 5º ano e, ao final do teste, o próprio sistema emite um relatório desenvolvido pela Oxford e indicando os níveis alcançados.
A iniciativa visa motivar os alunos a aperfeiçoarem suas habilidades de comunicação em uma língua cada vez mais relevante no contexto global e permitir que os alunos tenham contato com padrões internacionais. O Colégio Maria Montessori reforça, com essa ação, seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos, preparando-os para um futuro de maiores oportunidades educacionais.
Por: Carolyne Lima.