Colégio Maria Montessori conscientiza sobre a paz nas escolas em caminhada na orla de Maceió

22/10/2024 às 10h01

Com o tema “A paz do mundo começa em mim”, o Colégio Maria Montessori realizou, no último sábado (19), mais uma edição da tradicional Caminhada pela Paz, promovendo a união e a conscientização entre alunos e famílias.

O evento iniciou-se às 8h, com concentração no Posto 7, no bairro Jatiúca, de onde os participantes seguiram em caminhada até o Corredor Vera Arruda. No local, foram realizadas diversas atividades voltadas para a propagação dos valores de convivência pacífica e integração social.

A Caminhada pela Paz, que faz parte do projeto do PEA/UNESCO — que reúne instituições comprometidas com os ideais e valores da Unesco -, é um evento anual e organizado pelo Colégio Maria Montessori, em parceria com órgãos do Município e do Estado de Alagoas, além do Proerd.

Este ano, o evento contou com a presença do corpo docente do Colégio Maria Montessori, pais, alunos e representantes de outras escolas associadas, que, ao longo do trajeto, destacaram a importância da convivência harmônica.

Após a caminhada, os presentes assistiram apresentações do Coral Vozes do Montessori e tiveram acesso à exposição "Silhueta da Paz", que exibiu mensagens escritas pelos alunos. Além disso, a Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e o Coral Libras da Escola Criar e Recrear também se apresentaram.

O evento chegou ao fim com a união dos alunos e famílias, que realizaram a Ciranda da Paz, complementando, assim, os momentos de reflexão e conscientização. 

Ana Marcia, coordenadora técnica geral de práticas pedagógicas e avaliativas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçou a importância da participação das crianças em ações de paz. “Que as crianças vivenciem os momentos, os projetos e reforcem a importância da não violência e da busca da paz para a harmonia entre as pessoas e que a gente viva uma sociedade verdadeiramente humana.”

Já Tânia Almeida, coordenadora pedagógica do Colégio Maria Montessori, destacou a relevância da Rede PEA/UNESCO. “Temos 21 escolas hoje ligadas ao PEA, envolvidas nesse programa mundial que já está em mais de 190 países no mundo todo. A pretensão é ampliar e crescer essa rede, e que a gente trabalhe a cultura da paz não somente na caminhada, mas também no ambiente escolar", disse. 

A Caminhada da Paz é um exemplo de como a educação pode ser um meio poderoso de promoção da paz e da não violência, levando os alunos e a comunidade a vivenciar e compartilhar esses valores tanto na escola quanto na sociedade.

Por: Carolyne Lima.

Siga-nos

Facebook Instagram Twitter